LCI LCA ou CDB

LCI e LCA (sem IR) x CDB – Qual é o melhor?

Por Arthur Farache

LCI e LCA (sem IR) x CDB – Qual é o melhor?

Depois de acompanhar várias corretoras e bancos oferecendo LCI, LCA – que são isentos de IR para pessoa física – e outros títulos tributados como CDB, Letras de Câmbio e Letras Financeiras, percebi que a base de comparação é sempre o CDI.

(Cabe um parênteses aqui: se você está lendo esse texto e não sabe a diferença de CDB x CDI, para aqui e leia o seguinte post e depois volte: Qual a diferença entre o CDB e o CDI?)

Quantas vezes já ouvimos?

– LCI de tal banco paga 98% do CDI; ou

– CDB de tal banco paga 105% do CDI

Não que isto esteja errado, mas para o investidor pequeno essa informação não ajuda muito.

Simplesmente porque precisamos verificar o peso do Imposto de Renda na rentabilidade final.

Ou seja, acabamos comparando pelo mesmo índice (CDI) títulos que são tributados de formas diferentes. O que nos levaria em uma análise totalmente errada. Se você quiser simular títulos do Tesouro Direto: esse Simulador Tesouro Direto é mais adequado.

Como a nossa preocupação é sempre descomplicar a vida do pequeno investidor, preparamos com carinho a Planilha Simulação e Comparação LCI e LCA (sem IR) x CDB – que você pode baixar gratuitamente.

É uma planilha super simples.

As células marcadas em amarelo, dependem de algum input seu, seja verificar a taxa do CDI do dia no site da CETIP, seja inserir as taxas que as LCIs/LCAs e CDBs pagam.

Baixe Agora Grátis

Para fazer o download, preencha os dados abaixo que enviaremos o link por email para você.


Espero que ajude. Estou ansioso para ouvir sugestões para os próximos posts.

Leia também