Letra de Crédito Imobiliário

Letra de Crédito Imobiliário é um bom investimento?

Por Arthur Farache

Você conhece a Letra de Crédito Imobiliário? Entenda mais sobre esse investimento e veja se vale a pena

Você quer conhecer um pouco mais sobre investimentos e fica perdido em meio à tantas siglas? Hoje vamos mostrar para você se o investimento Letra de Crédito Imobiliário vale a pena.

O mundo dos investimentos pode assustar quem está buscando investir pela primeira vez. Afinal, são diversas taxas, vários índices e siglas que isso muitas vezes mais atrapalha do que ajuda.

Por isso, se você está buscando saber mais sobre investimentos, fique tranquilo. Vamos desmistificar todos!

O assunto de hoje é investimento em Letra de Crédito Imobiliário. Diante das siglas mais populares, ele pode ser novidade para você.

Mas, vamos tirar algumas dúvidas para que você entenda como funciona.

A Letra de Crédito Imobiliário (também conhecida como LCI) é um investimento de renda fixa que tem como grande atrativo o fato de ser isento de Imposto de Renda.

No investimento LCI você está emprestando o seu dinheiro para instituições bancárias investirem em empréstimos imobiliários.

Os títulos de investimento LCI podem, assim como outros títulos de renda fixa, serem pré, ou pós fixados.

Assim como em outras modalidades de investimento, títulos pré-fixados são títulos em que você sabe exatamente o rendimento do seu dinheiro no momento de investir.

Já, os pós-fixados são títulos que tem o rendimento indexado de acordo com algum indicador (como, por exemplo a Selic), e que você só sabe exatamente o quanto ele irá render no momento do resgate.

Isso acontece porque esses índices variam ao longo do tempo, e você será remunerado de acordo com a sua avaliação no momento do resgate.

Letra de Crédito Imobiliário

Entenda como realizar a Letra de Crédito Imobiliário

Como já dissemos, uma das principais vantagens da Letra de Crédito Imobiliário é o fato dele ser um investimento isento de Imposto de Renda.

Mas isso não é tudo. Outra vantagem é o fato da LCI ser garantida pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito) até o limite de R$ 250 mil.

Isso quer dizer que, caso a instituição bancária onde você investe tenha problemas, o FGC garante o seu dinheiro até este limite aplicado.

O FGC funciona como um seguro contra suas perdas (até o valor de 250 mil reais).

Portanto, fica uma dica: se você estiver pensando em investir mais do que 250 mil reais, opte por investir em vários títulos, de instituições diferentes.

Diferente de outros investimentos, o LCI só pode ser resgatada no seu vencimento, e o seu dinheiro não poderá ser movimento até lá.

Por isso, pense se o investimento LCI será vantajoso para você, pois, após aplicar o dinheiro, você não poderá sacá-lo, até o seu vencimento.

Agora que você já conhece as principais caraterísticas do investimento LCI, deve querer saber o passo-a-passo para investir, não é mesmo?!

Letra de Crédito Imobiliário

Passo-a-passo para investir em Letra de Crédito Imobiliário

Se você quiser fazer um investimento Letra de Crédito Imobiliário, fique tranquilo. Aqui está um pouco do passo-a-passo para realizar conseguir comprar letras de crédito:

  1. Escolha uma instituição financeira para intermediar a compra e venda da LCI. Geralmente, os bancos vendem suas próprias LCIs. Já as corretoras, distribuem as LCIs de vários bancos.
  2. Pesquise o tipo de título. Você precisa escolher entre o investimento LCI pré e pós-fixados. Aqui é sempre bom fazer uma pesquisa para saber qual é o melhor tipo de investimento e qual apresenta melhor rentabilidade.
  3. Respeite o limite garantido pelo FGC. Se você for investir mais de 250 mil reais, diversifique entre títulos de diversas instituições financeiras.

Com essas informações, você já pode dar os primeiros passos no investimento LCI. Ficou com dúvidas? Nós podemos ajudar você!

Nós do Desfixa, pensando em auxiliar investidores a investir melhor, criamos um simulador simples, que compara o melhor título para o seu perfil de investimento.

Nosso simulador leva em consideração o valor que você quer investir, o tipo de aporte (valor fixo ou recorrente) e o tempo que você pretende investir.

Com essas informações, apontamos para você o melhor título de renda fixa disponível, de acordo com o seu perfil.

Acesse agora nossa home page, e descubra qual é o melhor título para o seu perfil de investidor e veja se a Letra de Crédito Imobiliário vale a pena.

Leia também