Título de Capitalização x Poupança

Título de Capitalização ou Poupança – Qual é o melhor? Planilha Grátis

Por Arthur Farache

Título de Capitalização ou Poupança – Qual é o melhor? Planilha Grátis

Inúmeras vezes fui surpreendido por amigos e parentes com a dúvida do que seria melhor Título de Capitalização ou Poupança?

A verdade é que de uns tempos para cá nem fico mais surpreso. Afinal a dúvida é super legítima, porque ambos são oferecidos nas agências bancárias pelos nossos gerentes de conta.

O problema é que muita gente não entende o que é cada um e muito menos se dá conta de que estão perdendo dinheiro.

Em um breve resumo:

Poupança: é uma forma de investimento em que o banco é obrigado a direcionar os recursos captados do pequeno poupador para o Sistema Financeiro de Habitação ou financiamentos rurais. Por isso, a rentabilidade da poupança é limitada, para garantir taxas de juros menores aos financiamentos da casa própria e de incentivo à agricultura.

Em outro post já explicamos mais em detalhes a razão de porque a poupança render tão pouco: http://desfixa.com.br/poupanca-saiba-verdade-por-tras-poupanca-render-tao-pouco/

Título de Capitalização: nada mais é que uma forma de loteria em grupo em que parte dos recursos – via de regra – é devolvida ao titulares após um período, as outras partes servem para custear sorteios e as despesas administrativas da sociedade de capitalização. Título de capitalização não tem nada a ver com título público do Tesouro Direto (aproveite e veja o nosso Simulador Tesouro Direto).

Se você curte loteria e quer uma maneira recorrente de participar sem dor de cabeça, pode continuar comprando título de capitalização que é uma boa.

Mas se te dissessem que o título de capitalização que você compra no banco é a mesma coisa que uma Tele Sena, você continuaria investindo nisso?

Dizem que a capitalização foi trazida da França para o Brasil como forma estimular o hábito de poupar, tendo prêmios como incentivos.

No entanto, pela matemática, aquele que procura o título de capitalização como forma de poupar é o único que se dá mal.

Vamos pegar um caso prático? Escolhi aleatoriamente o PIC do Itaú – você pode ver os termos gerais aqui: https://www.itau.com.br/_arquivosestaticos/Itau/PDF/para-voce/Seguros/CG_PIC15_PIC60.pdf

Aqui as principais características:

PIC Itaú

Fonte: Site do Itaú

Problema 1 – Principal menor

Os problemas começam porque a conta já parte do negativo.

De tudo que você paga apenas uma parte (que varia de título para título) será devolvido a você com alguma rentabilidade. Veja como seus recursos são divididos:

(i) Cota de Sorteio – serve para custear os sorteios. No caso do Itaú PIC, apenas 1,74% do que você paga é destinado aos sorteios dos prêmios.

(ii) Cota de Carregamento – serve para custear as despesas de venda e na administração do Itaú relativas a essa capitalização.

PIC Itau

Percebeu que o Itaú recebe grande parte da remuneração dele de forma antecipada? Do 1o ao 3o mês, 88,26% do seu pagamento vai direto para o Itaú.

(iii) Cota de Capitalização – é a parte que de fato vai ser remunerada por um rentabilidade equivalente a da poupança. Veja só quanto do que você paga vai ser devolvido para você com a rentabilidade da poupança:

Cota de Capitalização

Nos primeiros 3 meses, apenas 10% do que você paga vai ser devolvido com a rentabilidade da poupança, o que resulta que em uma conta horrível, pois no fim do período apenas cerca 89% do total que você pagou será devolvido para você com a remuneração da poupança.

Problema 2 – Atualização menor

O que você paga é corrigido pelo IGP-M e a cota de capitalização é corrigida pela TR. Quer dar uma olhada a diferença das duas taxas? Veja o gráfico abaixo:

IGP-M x TR Fonte: Banco Central do Brasil

Os seus pagamentos de 20, 30 ou 70 reais vão ser atualizados nos anos seguintes pelo IGP-M que ficou em média 86% acima da TR – índice que vai remunerar a cota de capitalização.

Isto é, além de você perder dinheiro porque apenas uma parcela (89%) do seu capital vai ser remunerada, essa parcela só vai ser remunerada a TR + 0,5% a.m.

Lembre-se que os principais benchmarks de investimentos são IPCA e IGP-M para inflação, CDI para títulos bancários e SELIC para títulos públicos. Não acha estranho que o título de capitalização use a TR? O pior índice de todos?

Problema 3 – Carência e Multa

Você tem uma carência de 12 meses, ou seja, você não pode sair, senão perde tudo.

Se você resolver sair entre 1 ano e 2 anos, você ainda tem uma multa de 5% sobre os valores da cota de capitalização.

Problema 4 – Imposto de Renda

Caso em uma hipótese remota, você venha a receber no fim do período um capital maior do que você investiu, haverá a incidência de Imposto de Renda em uma alíquota de 20% (maior que investimentos em Renda Fixa quando acima de determinado prazo).

Lembre-se que a poupança é isenta de IR.

Pulo do Gato

Se você, assim como eu, ficou curioso para entender melhor como os bancos ganham dinheiro com título de capitalização, continue lendo.

No site da SUSEP (órgão regulador do mercado de capitalização) você pode encontrar diversas informações úteis. Fui lá fuçar no SES – Sistema de Estatística da SUSEP. Acessível aqui: http://www2.susep.gov.br/menuestatistica/SES/principal.aspx

Busquei então as demonstrações contábeis daquela mesma empresa do grupo do Itaú que comercializa o PIC Itaú.

E eis que achamos o que eles fazem com os recursos.

Dá uma olhada neste recorte das Demonstrações Contábeis da Cia Itaú de Capitalização:

Cia Itaú de Capitalização

Excerto retirado das Demonstrações Contábeis da Cia Itaú de Capitalização referente ao mês 05/2016 retirado do site da Susep

Pois veja que quando você compra um título de capitalização da Cia Itaú de Capitalização, no fim do dia ela investe o seu dinheiro em Renda Fixa e a Fundos de Investimento.

Fica aqui a minha pergunta: Por que ao invés de comprar títulos de capitalização as pessoas não investem por si próprias? Acabamos de ver na prática qual é o nosso propósito aqui no Desfixa. 🙂

Gostaria de uma simulação personalizada? Nos envie as informações do seu título de capitalização no email desfixa@desfixa.com.br que retornamos para você uma simulação entre ele, poupança e outros investimentos em renda fixa.

Planilha Comparação Título de Capitalização x Poupança Grátis

Preparamos uma planilha de comparação entre a Poupança e os títulos de capitalização PIC Itaú e Pé Quente Bradesco Sorte Dia & Noite. Se você quiser, enviamos automaticamente para você via email, basta preencher abaixo:

Leia também