Valor CDI

Valor CDI: afinal de contas, qual é o valor CDI?

Por Arthur Farache

Está procurando pelo valor CDI? Fique conosco, vamos revelar a você o valor CDI

O valor CDI tem grande importância para a economia e para os investimentos.

Na economia, porque serve como referência para o preço do dinheiro, e nos investimentos porque é utilizada como benchmark.

Quando estamos começando a investir dinheiro, precisamos avaliar, de tempos em tempos, se a rentabilidade do investimento vale a pena.

Afinal, se você não tem um paradigma, não consegue saber se está ou não fazendo um bom negócio.

É justamente o CDI que irá dizer se a rentabilidade do seu dinheiro investido está fraca, mediana, satisfatória, ou até mesmo ótima. Aqui entra o benchmark.

Diferentemente de custo de oportunidade, que define a rentabilidade mínima aceitável de um investimento, o benchmark reflete justamente a rentabilidade mediana que você quer superar.

Sendo assim, o benchmark representa a rentabilidade média de onde você está investindo.

Imagine, por exemplo que você está investindo em títulos do Tesouro Direto.

Você precisa saber se a rentabilidade está sendo boa ou não, e para isso compara com a rentabilidade de um outro investimento – que chamamos de benchmark.

E para escolher um bom benchmark você precisa escolher o indicador ou taxa que reflita bem o comportamento dos títulos que você pensa em investir.

E o valor CDI é geralmente a taxa escolhida como benchmark para investimentos em renda fixa.

Justamente por esse motivo, investidores buscam acompanhar a taxa CDI com uma certa frequência – que pode até ser diária.

Valor CDI

 

Conheça um pouco mais sobre o CDI e saiba a importância do valor CDI

A sigla CDI significa “Certificado de Depósito Interbancário”. Eles são títulos parecidos com os CDBs (Certificados de Depósito Bancário), negociados entre os bancos.

Quando um banco tem necessidade de tomar dinheiro emprestado de um outro banco, ele pode emitir um CDI e captar esse dinheiro no mercado interbancário.

É preciso dizer que esses empréstimos se dão no curtíssimo prazo (1 dia), e não de longo prazo como são feitos tradicionalmente entre bancos e pessoas e bancos e empresas.

Assim como pessoas, bancos também emprestam dinheiros uns para os outros.

Esse dinheiro, geralmente serve para que o banco ofereça empréstimos e financiamentos para outros clientes.

E para garantir que seus clientes possam sacar o dinheiro que tomaram emprestado e depositaram, os Bancos recorrem a esses empréstimos com outros bancos.

Funciona assim: por regra, do Banco Central, os bancos precisam fechar o dia com saldo positivo no caixa.

Mas, se um dia tiverem saques acima do previsto, e se esses superarem os depósitos podem acabar fechando o dia no negativo, e por isso pegam dinheiro emprestado.

Isso é feito através do CDI, uma vez que os empréstimos são remunerados pela taxa CDI.

Agora que você já sabe que os bancos emitem certificados de depósitos interbancários quando recorrem a empréstimos bancários de outros bancos, deve estar curioso para saber como a taxa é calculada.

Nós vamos explicar rapidamente como a taxa CDI é calculada, e como funciona na prática.

 

Como calcular o valor CDI

Um pequeno adendo: CDI significa, como já falamos, certificado de depósito interbancário. Muitos chamam a taxa de depósito de taxa CDI, mas esse é apenas o seu nome popular.

Tecnicamente, estamos falando da taxa DI (taxa de depósito interbancário), que se refere à mesma conhecida taxa CDI.

O valor CDI é na verdade calculado pela média dos juros praticados pelos certificados de depósito realizado entre os bancos. Para chegarmos ao valor CDI precisamos calculá-la através do sistema Cetip.

O Cetip é um sistema onde são registrados, custodiados e liquidados todos os títulos privados negociados entre os bancos. A média dos juros praticados nesse sistema dá origem à taxa CDI.

Valor CDI

Como o valor CDI rege os investimentos?

Como já dissemos, o valor CDI mostra o custo do dinheiro no mercado financeiro.

Ele acaba sendo o termômetro de preço do dinheiro, tendo como base os títulos privados negociados no mercado interbancário.

O valor CDI é muito utilizado para definir o rendimento de CDBs e RDBs pois é com base nesta taxa que Bancos conseguem captar dinheiro.

O valor CDI tornou-se referência para várias operações financeiras.

É importante ter em mente que quanto mais baixa estiver o valor CDI, mais barato estará o dinheiro que circula no mercado.

Esta situação faz com que a rentabilidade dos investimentos em renda fixa também caia.

Isso porque quem tem dinheiro investido em aplicações do tipo tem sua rentabilidade atrelada ao CDI, já que a quantia aplicada rende o equivalente a uma parcela dessa taxa de juros.

Para alcançar um ganho melhor em suas aplicações de renda fixa, o recomendado é negociar o rendimento para suas aplicações acima de 90% do CDI, no mínimo.

E justamente para saber se está fazendo um bom negócio, muitos investidores consultam o valor CDI do dia, para saber o quanto suas aplicações irão render.

Se você quiser consultar o valor CDI hoje, recomendamos que você utilize o website do Cetip, que é o sistema que calcula o valor CDI.

Você pode aproveitar e salvar o link nos favoritos.

Muito mais do que um índice de investimentos, o CDI deve ser visto como uma taxa a ser acompanhada diariamente.

Aprenda a descobrir o valor CDI e como isso influencia o seu investimento

Nesse artigo você entendeu ou pouco mais sobre o que o valor CDI e como ele rege o dinheiro e os investimentos em nosso país.

Você percebeu que o CDI serve não apenas como indicador para o mercado financeiro, mas também como benchmark de investimento, seja em títulos ditos conservadores, ou mais arriscados.

Aprendeu como o valor CDI, é calculado e como ela rege os negócios entre os bancos, e assim, influencia o preço do dinheiro.

E no final, ainda falamos como descobrir o valor CDI para ajudar você a acompanhar seus investimentos sem surpresas desagradáveis.

Leia também